Blog
Calistenia para Iniciantes: O que é e exercícios para experimentar
Publicado em 15 de setembro de 2024
O Que É Calistenia?
A calistenia, especialmente quando considerada como calistenia para iniciantes, é um tipo de exercício que utiliza o peso do próprio corpo e os movimentos para promover força, resistência, flexibilidade e coordenação. Em outras palavras, é uma abordagem de treinamento que não requer equipamentos externos, focando apenas no corpo como resistência. Portanto, a calistenia é ideal para quem busca um método acessível e eficiente de treino.
De acordo com Vonda Wright, M.D., uma cirurgiã ortopédica e autora do Guide to Thrive, “a calistenia, ou exercícios com o peso do corpo, foca em usar seu próprio peso para movimentar seu corpo e articulações através de uma ampla gama de movimentos.” Assim, durante a prática de calistenia, seus músculos não apenas empurram e puxam contra a gravidade, mas também enfrentam a força de reação do solo (GRF), que é a força exercida pelo solo sobre um corpo em contato com ele. Esses desafios gravitacionais e reativos, portanto, contribuem significativamente para os ganhos de condicionamento físico, utilizando o peso corporal como resistência.
Calistenia vs. Treinamento com Pesos
Tanto a calistenia quanto o treinamento com pesos são formas eficazes de treinamento de resistência. Isso significa que ambos os métodos incentivam e promovem o desenvolvimento de força e resistência muscular. No entanto, há uma diferença crucial: enquanto a calistenia depende do peso corporal para resistência, o treinamento com pesos utiliza pesos externos, como halteres, barras, kettlebells ou máquinas de musculação.
Jade Morning, treinadora pessoal certificada, coach de saúde e instrutora da Alo Moves, uma plataforma de exercícios virtuais, explica que “a calistenia usa seu peso corporal e envolve exercícios compostos multi−muˊsculosmulti-músculos, o que pode ser mais eficaz para perda de peso e definição.” Em contraste, “o treinamento com pesos exige peso adicional de halteres ou outros pesos livres e geralmente envolve atividades isoladas para aumentar o tamanho de um grupo muscular específico.”
Enquanto o treinamento com pesos exige um aumento contínuo da intensidade ou do peso (carga de resistência) para alcançar e manter os benefícios, conhecido como sobrecarga progressiva, a calistenia, por sua vez, exige que o indivíduo aumente regularmente a complexidade ou o nível de habilidade do exercício conforme avança. Isto é, a resistência provém do peso corporal, que não muda drasticamente em um curto período.
De acordo com Dr. Wright, “esses movimentos simples com o peso corporal podem ser modificados para aumentar o efeito e a dificuldade, aumentando a duração, a frequência e a velocidade do movimento.” Além disso, ao aumentar a velocidade, a calistenia também pode servir tanto como exercício de força quanto aeróbico ao mesmo tempo. Portanto, a calistenia oferece uma abordagem versátil para o treinamento físico.
Exercícios de Calistenia para Iniciantes
A calistenia demonstrou beneficiar pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Contudo, a chave para começar é escolher os exercícios que correspondam ao seu nível atual de condicionamento físico. Se você não tem certeza se a calistenia é adequada para você ou se é novo no treinamento com o peso do corpo, os especialistas recomendam começar com os exercícios básicos.
Dr. Wright observa que “exercícios simples de calistenia que podem ter um grande impacto na força, equilíbrio e mobilidade incluem flexões, pranchas, afundos com o peso do corpo e agachamentos, além do desafiador burpee.” Portanto, com essas recomendações em mente, aqui estão alguns exercícios para começar sua própria rotina de calistenia.
Agachamentos
O que trabalha: Glúteos, quadris, coxas, músculos abdominais/core
Como fazer:
- Fique em pé com os pés na largura dos ombros, com os braços estendidos ou as mãos unidas à frente na altura dos ombros.
- Dobre os joelhos enquanto abaixa o corpo, como se estivesse sentado em uma cadeira, até que os glúteos estejam no mesmo nível dos joelhos. Caso descer até esse ponto pareça desconfortável ou instável, abaixe-se apenas até o ponto em que você se sinta desafiado, mas ainda em controle. Dessa forma, você ajusta o exercício às suas necessidades.
- Mantenha os calcanhares em contato com o chão e os joelhos acima dos tornozelos.
- Em seguida, pressione os calcanhares enquanto endireita as pernas e retorna à posição ereta.
Repetições: Faça duas séries de 10 agachamentos.
Modificações: Se você tem dificuldade com os joelhos ou sente dor, Dr. Wright sugere usar um alcance de movimento menor para começar. Em vez de agachar até que os glúteos e joelhos estejam no mesmo nível, tente descer cerca de 45% do caminho. Além disso, pressionar os calcanhares ao retornar à posição ereta garante que os glúteos permaneçam totalmente engajados durante o movimento. Dessa forma, você pode adaptar o exercício às suas necessidades específicas.
Afundos
O que trabalha: Glúteos, quadris, coxas e músculos abdominais/core
Como fazer:
- Fique em pé com os pés na largura dos quadris e os braços estendidos ao lado do corpo.
- Mantenha as costas retas e dê um grande passo para trás com a perna direita (cerca de 60 a 90 cm).
- Dobre ambos os joelhos: O joelho esquerdo deve estar diretamente sobre o tornozelo, dobrado em não mais que 90 graus, e o joelho direito deve apontar para o chão.
- Use os músculos da perna esquerda (da frente) para empurrar para cima e trazer o pé de volta para encontrar o esquerdo na posição ereta inicial.
Repetições: Faça 10 repetições em uma perna antes de trocar de lado. Faça duas séries em cada perna.
Modificações: Morning sugere que iniciantes que precisam de ajuda com o equilíbrio tentem segurar em uma parede ou poste enquanto realizam este exercício. Assim, você pode aprimorar a técnica e ganhar confiança.
Flexões
O que trabalha: Braços, peito, ombros e core.
Como fazer:
- Comece em uma posição de prancha com as mãos no chão e as pernas esticadas para trás, equilibrando-se nas pontas dos pés. Mantenha o corpo alongado com as palmas planas, os dedos apontando para frente e as mãos um pouco mais largas que os ombros.
- Dobre os cotovelos e abaixe o corpo até que o peito esteja nivelado com os cotovelos (ir além coloca pressão excessiva na parte frontal dos ombros).
- Mantenha a cabeça alinhada com a coluna e os cotovelos próximos ao corpo.
- Não deixe os quadris se moverem ou permitir que os glúteos ou as costas fiquem caídos enquanto você dobra os cotovelos e se move em direção ao chão.
- Então, pressione para cima pelas palmas das mãos até que os cotovelos estejam totalmente estendidos.
Repetições: Aumente até 10 repetições. Faça uma a duas séries.
Modificações: Mantenha os joelhos dobrados e no chão enquanto realiza o exercício ou, para uma modificação mais fácil, tente o movimento com as mãos contra uma parede enquanto estiver em pé. Dessa forma, você adapta o exercício ao seu nível de conforto.
Pranchas
O que trabalha: Core e áreas circundantes como a coluna e os quadris.
Como fazer:
- Deite-se de bruços com os cotovelos próximos ao corpo, com as palmas voltadas para baixo planas no chão ou em punhos com uma leve rotação para dentro.
- Pressione os antebraços no tapete para levantar o corpo de modo que seu peso esteja nos antebraços e nas pontas dos pés.
- Mantendo as pernas e o tronco em uma linha reta (glúteos para baixo e quadris ligeiramente curvados), engaje o core puxando o umbigo em direção à coluna. Lembre-se de respirar durante o exercício.
Repetições: Comece segurando a prancha por 30 segundos a 1 minuto, dependendo do seu nível de experiência. Repita de uma a quatro vezes.
Modificações: Modifique este movimento segurando a prancha por 5 a 10 segundos de cada vez ou mantendo os joelhos no chão, sugere Morning. Isso ajudará a construir resistência gradualmente.
Burpees
O que trabalha: Corpo inteiro
Como fazer:
- Fique em pé com os pés na largura dos ombros e os braços estendidos ao lado do corpo.
- Abaixe-se para uma posição de agachamento, descendo os quadris até a altura dos joelhos.
- Coloque as mãos no chão (palmas para baixo) na frente dos pés.
- Pule com os pés para trás para uma prancha alta, mantendo o peso nas mãos e nas pontas dos pés.
- Abaixe-se para uma flexão.
- Então, pressione para cima para a posição de prancha alta com as mãos e os pés.
- Pule com os pés de volta em direção às mãos para retornar à posição de agachamento.
- Finalmente, pule diretamente para o ar com as mãos acima da cabeça.
Repetições: O número de repetições que você completa depende do seu nível de condicionamento físico. Comece com uma repetição, visando uma forma perfeita, e depois aumente gradualmente, eventualmente visando cinco a 10 repetições em sequência.
Modificações: Burpees podem ser modificados de várias maneiras para se adequar ao seu nível de conforto. Por exemplo, você pode omitir a parte da flexão do exercício completamente ou dar um passo com os pés de volta para uma prancha alta um de cada vez, em vez de pular. Além disso, omitir o salto final e, em vez disso, alcançar acima da cabeça enquanto sobe nas pontas dos pés também pode ajudar a diminuir a intensidade do movimento.
Se precisar de mais ajustes ou informações adicionais, estou aqui para ajudar!
Confira mais publicações em nosso Instagram: https://www.instagram.com/onlinecalistenia/
Visite nosso website para mais rotinas de treinamento: https://calisteniaonline.com.br/rotinas-de-treino/